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O outrigger ou catamarã havaiano se caracteriza por sua propulsão mista e pelo casco duplo. As embarcações originais eram propulsionadas à vela e a remo. Isso permitia que se navegasse tanto durante o dia como à noite. O outrigger surgiu de um processo evolutivo causado pela necessidade de se cobrir grandes distâncias em mar aberto.A colonização da Polinésia e ilhas do pacífico se iniciou com a utilização desta embarcação, há aproximadamente 3.000 anos atrás. As equipes de pioneiros eram cuidadosamente selecionadas. Por suportarem vários dias de uma dieta rigorosa, dava-se preferência a componentes fortes, mas com um nível considerável de gordura. Essa prática resultou em um biótipo físico somente encontrado em ilhas mais distantes, como no Havaí. A adição de um segundo casco à embarcação incrementou o seu desempenho em alto mar, tornando o outrigger um instrumento de importância sócio cultural inigualável, na cultura do Pacífico.Em respeito à história dessa embarcação, vários rituais e tradições são mantidos até hoje. Nomes de embarcações, comandos e a maior parte do glossário mantêm os nomes de origem polinésia ou havaiana.

 

 
   

  Atualmente, o outrigger se divide em duas categorias distintas: categoria remo e vela e categoria remo. A embarcação usada nas duas modalidades é basicamente a mesma, sendo que, na competição à vela são adicionados um terceiro casco e um mastro, que suporta uma vela triangular muito semelhante à de uma jangada brasileira. Já na categoria remo, duas classes de outrigger disputam os melhores tempos: a classe Malía e a classe Long-Boat. A classe Malía tem sua origem na embarcação de madeira koa, criada por Takeo-Yamasaki, em 1933. Em 1954, o primeiro molde em fibra de vidro feito por Toots Minville, no Havaí, surgiu de uma variação do Malía. Kawelea, de Newport Beach, Califórnia, foi o primeiro outrigger em fibra de vidro a competir em Molokai, no ano de 1960. Em meados dos anos 70, um novo estilo de canoa foi desenvolvido, no Havaí, sob a influência das embarcações taitianas. Mais compridas e estreitas, ao ganharem a prova Molokai-Oahu, em 1976, as long-boats acabaram por reforçar o apelido de foguetes. Logo, começam a surgir novos modelos no Havaí e Califórnia. São eles: Hawaiian Class Racer, desenhado por Joe Quigg, com apoio de Walter Guild; Bradley, projetado por Sonny Bradley; Force 5, projeto conjunto de Walter Guild e Brent Bixler; Pacific Islander, projetado e construído por Dennis Campbell. O único outrigger construído em fibra de carbono é projeto de John Gage.

 

Chegada de Lanakila :

A canoagem havaiana está sendo difundida no Brasil através do esforço de um pequeno grupo de brasileiros, Ronald Williams, Fábio Paiva, Frederico Diesperes e Sérgio Koenigsfeld.

Em 1995, após competir por vários anos no Canadá e Estados Unidos, Ronald Williams retornou ao Brasil e entrou em contato com uma série de atletas canoístas do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 

Em 1999, o Outrigger Rio Clube foi registrado por Ronald Williams na IVF (International Va ‘a Federation ), após ter comprado de Dennis Campbell (Califórnia), um OC-6 - canoa havaiana de 46 pés para 6 remadores.

Ao buscar contatos no Havaí para viabilizar o esporte no Brasil, Fábio Paiva e Frederico Diezperes foram orientados a contactar Ronald que, a esta altura, já agilizava a vinda de sua canoa, comprada em Newport Beach.

No dia 23 de setembro de 2000 chegava Lanakila, a primeira canoa havaiana no Brasil. Após alguns contatos, Ronald, Frederico, Fábio e Sérgio reuniram esforços para viabilizar a produção de canoas brasileiras. Ronald propôs que Lanakila servisse de base para a confecção de um molde, a Opium, de propriedade de Fábio Paiva, passaria a fabricar nossas canoas. Assim, Santos foi o porto escolhido, já que a fábrica da Opium se encarregaria de dar o acabamento final à Lanakila.

Enquanto Lanakila estava em Santos, o Outrigger Rio Clube deu início às suas atividades com o seu OC-1, canoa individual de 24 pés, que chegou no Brasil junto com Lanakila.

Em novembro de 2000, através de um esforço conjunto do Outrigger Rio Clube, Opium, Lanakila estreiou na Adventure Sports Fair em São Paulo.

Em fevereiro de 2001, como resultante deste trabalho, o Brasil já contava com dois clubes, quatro canoas OC-6 e uma canoa OC-1.

Neste momento, Lanakila encontra-se na Praia Vermelha (Urca), onde acontecem, nos finais de semana, aulas e saídas no mar.

Para mais informações acesse a página inicial e entre em “links” do site www.outrigger.com.br

 

Batismo de Lanakila :

 

Atualmente, o esporte está presente não só nas ilhas do pacífico, como, também, no Canadá, Estados Unidos, Costa Rica, Inglaterra, Alemanha, Itália, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong e Japão. O órgão supremo em competições internacionais é a IVF (International Va'a Federation).

"No Brasil o esporte é regulamentado pela Associação Brasileira de Outrigger.
A ABRO, com sede no Rio de Janeiro, é reconhecida e regulamentada pela International Va'a Federation."

Ronald Z. Williams
Presidente
Sérgio Koenigsfeld
Vice-Presidente
Clóvis Racy
Diretor Geral

 

 

As competições mais disputadas mundialmente são: Austrália: Hamilton Cup, em junho de cada ano, com 4 dias de provas de curta e longa distância, culminando com uma maratona de 42 Km; Califórnia: Catalina Island Race, em setembro, com 2 dias de provas, sendo o trajeto entre Avalon e a praia de Newport de 49,6 Km; Taiti: Hawaki Nui, prova única, com 3 dias de duração entre Huahine e Bora Bora, num trajeto de 116 Km; Havaí: Queen Liliuokalani, em setembro, na qual as mulheres remam a ida de Kailua até a baía de Honaunau, e os homens a volta de 28.8 Km; Na Wahine O Ke Kai (prova feminina), em setembro, e Banhkoh Moloka'I Hoe, em outubro, ambas, com 66 km, disputadas entre Hale O Lono e Waikiki.

 

 

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